Capacitação em Transtornos dos Sons da Fala

Início em 16 março

Horário das aulas: das 19h às 22h

online e ao vivo!

Capacitação em Transtornos dos Sons da Fala

Início em 16 março

Horário das aulas: das 19h às 22h

online e ao vivo!

Fonoaudiólogas Adriana Gurgueira, Débora Cattoni, Maura Sanches e Ana Carolina Bucci, em parceria com a GEADCURSOS, apresenta um curso sobre Capacitação em Transtornos dos Sons da Fala

36h de Curso

Início em 16 março

Horário das aulas: das 19h às 22h

 

Vai ser online e ao vivo, transmitido pelo Zoom, com Acesso a gravação por 5 MESES – ATÉ 30 agosto

Se você é fonoaudiólogo ou estudante do 4º ano de graduação em Fonoaudiologia, este curso é para você

MÓDULO 1 – Processamento Auditivo e Fala: Avaliação e Fonoterapia


Ministrante: Fga Maura Sanches
Datas: 16, 23 e 30 de março 2023 das 19h às 22hs

OBJETIVO:

1. Estabelecer a relação entre os mecanismos auditivos, linguísticos e cognitivos envolvidos no processamento da Fala
2. Entender como as alterações auditivas interferem no processamento da Fala
3. Aprender a usar estratégias auditivas para facilitar o processamento da Fala

CONTEÚDO PROGRMÁTICO:

1. Audição periférica:
- que informações precisamos
- quais os resultados da audiometria e da impedanciometria podem interferir na fala

2. Processamento auditivo central:
- Visão geral sobre os testes de PAC e o que avaliam
- O que os resultados do exame de PAC informam sobre as condições auditivas necessárias para a Comunicação e a Aprendizagem

3. Exercícios
- Exercícios auditivos que facilitam o processamento da Fala
- Que tipo de estimulação auditiva favorecerá o bom desempenho do paciente

MÓDULO 2 – Alterações Fonéticas na Fala: Avaliação e Fonoterapia


Ministrante: Fga Débora Cattoni
Datas: 11, 18 e 25 abril de 2023 das 19h às 22hs

OBJETIVO:

1. Proporcionar aos participantes conhecimento teórico-prático sobre a avaliação e tratamento dos transtornos fonéticos.
2. Desenvolver as habilidades para determinação do diagnóstico diferencial, do planejamento terapêutico e do prognóstico dos transtornos fonéticos.
3. Abordar e demonstrar os procedimentos clínicos da terapia fonoaudiológica voltados aos transtornos fonéticos.

PROGRAMA:

• Avaliação da fala – Protocolos MBGR – Histórico e exame clínicos
• Protocolo de avaliação do frênulo lingual • Etiologia das alterações de fala de origem músculo-esqueletal e diagnóstico diferencial
• Alterações do frênulo lingual e seu impacto na fala
• Propostas de intervenção fonoaudiológica
• Etapas da terapia fonoaudiológica
• Estratégias, materiais terapêuticos e pistas auditivas, visuais e tátil-cinestésicas para trabalhar ceceio anterior, ceceio lateral, arquifonema {S}, r brando, grupos consonantais, arquifonema {R} e imprecisão articulatória
• Princípios do Aprendizado Motor e sua aplicação na prática clínica
• Orientações à familia durante o tratamento
• Sugestão de bibliografia atualizada sobre o tema

LISTA DE MATERIAIS

Sugerimos que o aluno tenha estes materiais para parte prática da aula.

Escova de dentes
Saleiro de plástico com bolinhas de isopor
Fio ou fita dental
Abaixadores de língua
Garrote grosso – pedaço de 4 cm
Micropore fino (largura de 12mm)
Transpore fino (largura de 12mm)
Rolha pequena
Elástico ortodôntico – tamanho: 5/16
Papel, cola e tesoura
Massageador facial
Mola maluca
Bola de tênis

MÓDULO 3 – Alterações Fonológicas na Fala: Avaliação e Fonoterapia


Ministrante: Fga Adriana Gurgueira
Datas: 10, 17 e 24 maio de 2023 das 19h às 22hs

OBJETIVO:

1. Propiciar aos participantes uma revisão e atualização dos conceitos teórico-prático sobre as diferentes abordagens de descrição dos sons da fala bem como sobre a classificação dos fonemas do Português Brasileiro e as diferenças entre fonética e fonologia
2. Propiciar o conhecimento sobre a aquisição e desenvolvimento típico do sistema fonológico e as características dos transtornos fonológicos
3. Desenvolver habilidades para avaliação e diagnóstico dos transtornos fonológicos
4. Desenvolver habilidades para planejamento e terapia dos transtornos fonológicos

PROGRAMA:

• As diferentes abordagens línguísticas de descrição dos sons da fala(articulatória, perceptual e acústica)com foco na descrição articulatória dos sons do Português Brasileiro.
• Etapas de aquisição e desenvolvimento do sistema fonológico
• Conceito e características do transtorno fonológico; diagnóstico diferencial entre outros transtornos de fala e linguagem.
• A importância da avaliação completa do Transtorno fonológico e os instrumentos de avaliação
• Prática de aplicação e análise do protocolo ABFW
• Utualização do cálculo das porcentagens de consoantes corretas (PCC)como medida de gravidade do transtorno fonológico
• Princípios da terapia fonológica
• Diferentes abordagens para a terapia dos transtornos fonológicos
• Estratégias, materiais terapêuticos e pistas auditivas, visuais e tátil-cinestésicas para instalação dos fonemas e aquisição das regras fonológicas do Português Brasileiro.
• A importância do envolvimento e participação da família durante o processo terapêutico
• Sugestão de bibliografia atualizada sobre o tema.

MÓDULO 4 – Transtornos motores de fala: Avaliação e Fonoterapia


Ministrante: Fga Ana Carolina Bucci
Datas: 07, 14 e 21 junho de 2023 das 19h às 22hs

OBJETIVO:

1. Abordar fundamentação teórica e definição dos Transtornos Motores de Fala, com foco em Apraxia de Fala na Infância.
2. Aprofundamento em características e parâmetros de avaliação, e apresentação de instrumentos de avaliação.
3. Apresentação dos princípios de intervenção, modelos e estratégias de intervenção.

PROGRAMA:

• Processamento motor de fala e c conceitos básicos para compreender os Transtornos Motores de Fala
• Definição e terminologia dos Transtornos Motores de Fala
• Diagnósticos diferenciais
• Características da Apraxia de Fala
• Dados epidemiológicos
• Avaliação geral e específica da criança não verbal
• Protocolos e princípios de avaliação específica para Apraxia de Fala
• Parâmetros e princípios de intervenção fonoaudiológica para AFI
• Modelos de intervenção para AFI
• Estratégias de intervenção terapêutica
• Comunicação Suplementar e Alternativa - princípios, objetivos e aplicação prática na AFI
• Demonstração de caso e discussão
• Indicação de bibliografia atualizada sobre o tema

Conheça nossas ministrantes Adriana Gurgueira, Débora Cattoni, Maura Sanches e Sandra Pires

Dúvidas frequentes

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Para se inscrever você deve preencher a ficha de inscrição no final desta página e fazer o pagamento, conforme a opção que escolher. Após efetuar o pagamento utilizando este cupom, você precisa enviar o comprovante para o e-mail cursos@geadcursos.com.br No corpo do e-mail, coloque seu nome completo, seu CPF, seu CRFa e o seu whatsapp com DDD. Assim que recebermos sua mensagem, vamos responder confirmando sua inscrição. Se você não receber confirmação, reenvie o e-mail ou entre em contato conosco por WhatsApp pelos números (11) 94244-2828 ou (11) 95617-0275

O CURSO ESTÁ CONFIRMADO?

Imprevistos acontecem. Se não for atingido o número mínimo de inscritos ou ocorrer algum problema, pode haver alteração de data ou até mesmo cancelamento da turma. Nesses casos, haverá ressarcimento do valor pago. O aluno também pode optar por um crédito para usar em um outro programa da GEADCURSOS.

O CURSO FICA GRAVADO?

O curso será online e ao vivo pelo Zoom, Acesso a gravação por 5 MESES – ATÉ 30 agosto ATENÇÃO: o curso não estará disponível depois desse período na plataforma, por questões de tecnologia, portanto não há exceções.

VOU RECEBER CERTIFICADO?

Sim. Você recebe um certificado digital que você emite na plataforma digital da GEADCURSOS. ATENÇÃO: o certificado fica disponível apenas por 60 dias após o final do curso. Após esse período não será mais possível emitir.

O PROFESSOR VAI ENVIAR O MATERIAL DA AULA?

Você vai receber os slides das aulas, elaborados pelo professor, que pode ser disponibilizado, antes, durante ou após o final das aulas. * A GEADCURSOS não se responsabiliza pelo conteúdo. ATENÇÃO: Não é permitido gravar as aulas virtuais, nem compartilhar o link. Ele é exclusivo para os alunos inscritos.

CANCELAMENTOS PELO ALUNO

No caso de cancelamento pelo aluno, vale a tabela abaixo.

Cancelamentos solicitados pelo aluno:          Geram reembolso de:
Até 15 dias antes da data do curso         80% na devolução do valor
Até 10 dias antes da data do curso         70% na devolução do valor
Até 3 dias antes da data do curso         50% na devolução do valor
Com menos de 3 dias de antecedência         Não haverá reembolso

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Raquel Blanco de Sant´Ana

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